Mulheres Solteiras

Psic. Odegine Graça

A cada ano que passa encontramos mais e mais mulheres solteiras. Algumas por pura opção, a grande maioria por falta de opção. Nesse fenômeno encontramos queixas que vão desde os homens não prestam até não sei porquê ninguém gosta de mim.

A grande maioria das mulheres solteiras acha que existe alguma coisa de muito errado com elas e por vezes passam uma vida procurando em que devem melhorar para conseguir o tal desejado marido.

A verdade é que esses homens, heterossexuais, prontos para casar e construir família, são um espécie cada vez mais rara no mercado. O aumento dos homens homossexuais em nossa sociedade foi vertiginoso desde os anos 50. Temos 9% de homens homossexuais para 3% de mulheres homossexuais. O problema não esta em nascer homens, pois todos os anos nascem cerca de 90 mil meninos a mais que as meninas, porém quando chegam a idade dos hormônios, ou seja, por volta dos 18 anos, a proporção entre homens já se altera de 51% para 49%, pois os meninos se matam em pega de carros, assassinatos, brigas de rua e afogamentos. Prestem atenção, ai esta já um índice bem menos promissor para as mulheres que desejam se casar. Tem ainda o fato de os homens morrerem cerca de 4 anos antes das mulheres, ai temos um novo índice de solteiras: as mulheres viúvas.

Então tendo esses números não muito animadores, as mulheres tem constituído cada vez mais famílias e vidas como mulheres solteiras. Em 2005, em resposta a esse fenômeno entre as mulheres norte americanas, 1,5 milhões de casas foram compradas por mulheres solteiras. Essas construíram patrimônios, tiveram ou adotaram filhos sozinhas e se mostraram muito felizes e satisfeitas com sua escolha de levar a vida adiante.

Alguns fenômenos da modernidade são estatísticos e estão fora do controle das mulheres que gostariam de se casar. Porém, muitos outros caminhos de felicidade se abrem para quem deseja. Pensem um pouco a respeito do mito do casamento feliz imposto principalmente a nós mulheres. Será mesmo verdade que existam tantos casamentos de 35, 40, 50 anos de pura felicidade?

Antigamente as pessoas se casavam e permaneciam assim por falta de opção, principalmente quando essa pessoa era do sexo feminino. Hoje em dia, os casamentos estão mais raros e é mais raro ainda e ver alguém casado com uma só pessoa a vida toda. As coisas mudaram e estão mudando a cada dia, e um novo modelo de família esta surgindo. Penso que daqui mais uns 20 anos o casamento à moda antiga seja algo totalmente ultrapassado.

Fato é que a sociedade esta mudando e com ela seus indivíduos. Ou seria o contrário? Sem discutir o que vem primeiro, se o ovo ou a galinha, o fato é que estamos em uma sociedade muito mais feminina do que masculina. Talvez isso significa paz, mas tudo depende muito de como nós mulheres vamos lidar com nossa satisfação ou insatisfação emocional. As mulheres são sobreviventes, são mais fortes e resistentes que os homens em quase todos os termos, mas a ilusão da segurança paterna ainda permanece inscrita em nossa psique e talvez demore mais alguns milênios para ser remodelada.

Apesar de tudo isso, estamos mudando, e quero crer que para muito melhor. Viva o Feminino, viva o Amor e viva a Família, seja ela de forma que vier. Vamos fazer dela e de nossas vidas o melhor que pudermos a cada dia sob todos os aspectos.

 

Comments are closed.

“Cá Entre Nós” no seu E-Mail

Contato

R. Padre Anchieta 2454, Conj. 1304
Bigorrilho, Curitiba - PR
CEP 80730-000
(41) 3014-8779
(41) 9813-8726
odegine@caentrenos.org


Sites Relacionados




Cá Entre Nós no Facebook